VERNIZ
Uma entre outras das funções acústicas do verniz é de encapsular o instrumento, transformar as diversas peças de madeiras distintas em um corpo único. O verniz também protege a madeira da umidade do ar e diminui as tenções naturais causadas pelas diversas variações climáticas, permitindo assim que o corpo do instrumento esteja em um estado mais constante possível, evitando distorções sonoras e aumentando o equilíbrio harmônico do instrumento.
Vejamos de forma muito resumida os principais argumentos que “fazem a fama” de ambos:
Goma-Laca
– Acabamento muito fino, não impede ou distorce a vibração da madeira.
– Proteção limitada. Por ser sensível à umidade, o contato com a pele e com suor causa manchas e alterações de textura e cor.
Verniz poliuretano
- Se aplicado em camada muito espessa impede a vibração da madeira, prejudicando sensivelmente a sonoridade do instrumento.
– Grande proteção. É impermeável. Com cuidados mínimos apresenta uma enorme durabilidade.
Aplicamos o verniz correto no seu instrumento mantendo uma aparência bonita e sem afetar sua sonorização.
CURIOSIDADES
Não é a toa que as revistas e jornais do mundo inteiro publicam diversas matérias dizendo que o segredo de Stradivari estava no verniz, afinal de contas o verniz é a pele do instrumento, é ele o principal responsável pela proteção da madeira, acústica e beleza do instrumento. Este na verdade é apenas um dos muitos segredos do grande mestre da liuteria Antonio Stradivari (1644-1737).
Existe diversas formulas de verniz, criadas para alcançar específicos resultados. As propriedades mas comuns procuradas no verniz são:
• Elasticidade
- A elasticidade permite que a madeira vibre livremente, proporcionando assim um som mais aberto, rico em harmônicos e brilhante, ao instrumento.
• Transparência
- Alem da beleza a transparência permite a que parte dos raios ultra violeta.
• Cristalização
- A cristalização é o estado final em que permanecera a massa do verniz, (quando as moléculas do verniz já estão assentadas).
• Coloração
- A coloração adequada para o instrumento é uma questão de gosto, algo subjetivo, porem a coloração mais procurada pelo luthier é aquela que dure o maior tempo possível e vença a luz recebida a traves dos anos, "efeito destrutivo dos raios ultra violeta"
• Tapa Poros
- Para que o verniz não penetre diretamente na madeira e abafe o som do instrumento
• Resistência
- A resistência do verniz é importante para a acústica e beleza do instrumento, é comum ver instrumentos novos e antigos tendo partes do verniz danificadas pelo tempo, derretidos ou borrados pelo acido úrico ou produtos usados por leigos as vezes pelos próprios donos que obcecados por limpeza e por brilho dão polimento desnecessários, esquecendo que o verniz não é aço inoxidável e sim a pele do instrumento.
Endereço
Rua Bonança, Nº 84 Loja 07
Bairro Betânia | Belo Horizonte | MG | Brasil - CEP 30580-450
contato@luthierdns.com.br
LUTHIER DNS é um parceiro NET EMPREENDIMENTOS